Muita gente deve conhecer essa obra espetacular pela serie
também espetacular, mas que tal falar um pouco sobre os livros?
Todos os livros foram
e estão sendo escritos por George R.R. Martin, um autor genial, que vem transformando
o mundo da fantasia em um lugar que realmente mostre perigo, não tem final
feliz, não tem nada de “ele é o protagonista, não vai morrer”, bem já perdi as
contas de quantas vezes Martin destruiu um personagem querido. Mas ele não faz
isso do nada, quando um personagem parte você sente sua falta e claro ele deixa
coisas em aberto, mas George sempre se preocupa em fechar as lacunas, e isso
faz dele um autor incrível, afinal são tantos personagens para trabalhar, que
não seria estranho deixar passar algo, mas ele não deixa.
Agora vou falar um
pouco sobre o primeiro livro da serie As Crônicas do Gelo e Fogo, que é A
Guerra dos tronos.
Em mundo onde o verão
pode durar anos, e um inverno pode ser ainda maior vive uma bela família que
são os Stark, duros como o gelo que cobre Winterfell mesmo no verão, e é por essa
casa que Martin resolveu começar. O Chefe dessa casa é Eddard Stark, um homem
que tem sua honra inquestionável, e ele lutou ao lado do Rei Robert Baratheon
em uma guerra que coroaria o mesmo. Mas mesmo após o termino da guerra Ned não
quis a fama nem nada do tipo, quis apenas voltar para sua esposa e poder ficar de luto pelo irmão Brandon pelo pai Rickard Stark e sua irmã Lyanna Stark, que foi
sequestrada por Rhaegar Targaryen, e os outros dois executados pelo Rei Louco
Aerys Targaryen. E Lyanna foi encontrada morta.
Após essa guerra e
Robert ter se tornado Rei, Ned voltou para casa com seu filho bastardo. E no retorno
Catelyn já avia dado luz ao seu filho Rob, e depois foram quase felizes para
sempre. Afinal quando a mão do Rei Robert (Jon Arryn) morre, o rei nomeia Eddard como
nova mão do rei, ou seja, enquanto Robert fodia prostitutas e bebia vinho até soluçar, era Ned que cuidava do reino. E a partir desse ponto Ned quis descobrir
como Jon Arryn morreu.
Fora Ned, temos seu
filho bastardo Jon Snow (Snow é o nome dado aos bastardos no norte), que
resolve ingressar na Patrulha da Noite, protegendo todos dos Outros, que são
basicamente zumbis que aparecem ao cair do inverno. O Garoto tem um arco de
evolução muito bacana, e isso faz dele muito interessante.
E por falar em evolução
temos Rob Stark e sua mãe Catelyn Stark (antes de se casar era uma Tully) que juntos se tornam meus personagens
favoritos do livro. Afinal um garoto com seus quatorze anos se torna um homem
rigoroso como o pai em questão de pouco tempo, abdicando de sua infância. Eesua
mãe é obrigada a ver tudo isso e o ajudar.
Temos outras Casas
importantes também, como os Lannister, uma casa rica que quer ser a mais
poderosa do reino, e é dela que vem Cersei esposa de Robert, ou seja, uma
Rainha, e é ela junto com seus irmãos Jaime e Tyrion que fazem a historia
andar, não que sejam pessoas amadas por todos, mas são necessários. Temos
também o grandioso e detestável Tywin Lannister o pai de Tyrion, o Anão, Jaime
e Cersei, e ele se faz importante no fim do livro.
Um pouco fora de todo
o arco temos Danerys Targaryen e seu irmão Viserys, o Rei Pedinte. No arco
deles Danny se casa com o Kal Drogo, e juntos acabam se mostrando um casal bem
apaixonado, com um desfecho nada previsível. No caso essa união foi forjada por
desejo de Viserys que queria soldados para destronar Robert. E bem até hoje ele
é um personagem que detesto.
Esses sãos principais
arcos do livro, que acabam se juntando e se tornando únicos. Eu garanto que ver
a serie pode até ser muito bacana, mas ler essa obra é uma coisa surpreendente.
Mas não leia apenas o primeiro livro leia os outros também.
Um detalhe legal e
que o nome do Blog veio de um personagem chamado Brynden Tully, O Peixe Negro. Esse
fica para outra postagem.