quinta-feira, 29 de setembro de 2016

As Crônicas do Gelo e Fogo: A Guerra dos Tronos

Muita gente deve conhecer essa obra espetacular pela serie também espetacular, mas que tal falar um pouco sobre os livros?
 Todos os livros foram e estão sendo escritos por George R.R. Martin, um autor genial, que vem transformando o mundo da fantasia em um lugar que realmente mostre perigo, não tem final feliz, não tem nada de “ele é o protagonista, não vai morrer”, bem já perdi as contas de quantas vezes Martin destruiu um personagem querido. Mas ele não faz isso do nada, quando um personagem parte você sente sua falta e claro ele deixa coisas em aberto, mas George sempre se preocupa em fechar as lacunas, e isso faz dele um autor incrível, afinal são tantos personagens para trabalhar, que não seria estranho deixar passar algo, mas ele não deixa.
 Agora vou falar um pouco sobre o primeiro livro da serie As Crônicas do Gelo e Fogo, que é A Guerra dos tronos.
 Em mundo onde o verão pode durar anos, e um inverno pode ser ainda maior vive uma bela família que são os Stark, duros como o gelo que cobre Winterfell mesmo no verão, e é por essa casa que Martin resolveu começar. O Chefe dessa casa é Eddard Stark, um homem que tem sua honra inquestionável, e ele lutou ao lado do Rei Robert Baratheon em uma guerra que coroaria o mesmo. Mas mesmo após o termino da guerra Ned não quis a fama nem nada do tipo, quis apenas voltar para sua esposa e poder ficar de luto pelo irmão Brandon pelo pai Rickard Stark e sua irmã Lyanna Stark, que foi sequestrada por Rhaegar Targaryen, e os outros dois executados pelo Rei Louco Aerys Targaryen. E Lyanna foi encontrada morta.
 Após essa guerra e Robert ter se tornado Rei, Ned voltou para casa com seu filho bastardo. E no retorno Catelyn já avia dado luz ao seu filho Rob, e depois foram quase felizes para sempre. Afinal quando a mão do Rei Robert (Jon Arryn) morre, o rei nomeia Eddard como nova mão do rei, ou seja, enquanto Robert fodia prostitutas e bebia vinho até soluçar, era Ned que cuidava do reino. E a partir desse ponto Ned quis descobrir como Jon Arryn morreu.
 Fora Ned, temos seu filho bastardo Jon Snow (Snow é o nome dado aos bastardos no norte), que resolve ingressar na Patrulha da Noite, protegendo todos dos Outros, que são basicamente zumbis que aparecem ao cair do inverno. O Garoto tem um arco de evolução muito bacana, e isso faz dele muito interessante.
 E por falar em evolução temos Rob Stark e sua mãe Catelyn Stark (antes de se casar era uma Tully) que juntos se tornam meus personagens favoritos do livro. Afinal um garoto com seus quatorze anos se torna um homem rigoroso como o pai em questão de pouco tempo, abdicando de sua infância. Eesua mãe é obrigada a ver tudo isso e o ajudar.
 Temos outras Casas importantes também, como os Lannister, uma casa rica que quer ser a mais poderosa do reino, e é dela que vem Cersei esposa de Robert, ou seja, uma Rainha, e é ela junto com seus irmãos Jaime e Tyrion que fazem a historia andar, não que sejam pessoas amadas por todos, mas são necessários. Temos também o grandioso e detestável Tywin Lannister o pai de Tyrion, o Anão, Jaime e Cersei, e ele se faz importante no fim do livro.  
 Um pouco fora de todo o arco temos Danerys Targaryen e seu irmão Viserys, o Rei Pedinte. No arco deles Danny se casa com o Kal Drogo, e juntos acabam se mostrando um casal bem apaixonado, com um desfecho nada previsível. No caso essa união foi forjada por desejo de Viserys que queria soldados para destronar Robert. E bem até hoje ele é um personagem que detesto.
 Esses sãos principais arcos do livro, que acabam se juntando e se tornando únicos. Eu garanto que ver a serie pode até ser muito bacana, mas ler essa obra é uma coisa surpreendente. Mas não leia apenas o primeiro livro leia os outros também.
 Um detalhe legal e que o nome do Blog veio de um personagem chamado Brynden Tully, O Peixe Negro. Esse fica para outra postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário