O segundo volume das
Crônicas do Gelo e Fogo, consegue o mesmo nível de qualidade quanto o primeiro,
afinal Martin continua escrevendo como se fosse o mesmo livro, e é por isso que
continua bom, não é como outros que inventam uma coisa nova para se ter uma sequencia,
não é nada disso, todos os personagem são continuados como se fosse um outro
capitulo de A Guerra dos Tronos. Porém
temos agora o inicio da magia, com os Selvagens, com Stannis, Bran e Snow.
Aqui temos uma exploração muito maior de Theon
e muito menor de Rob, e disso não fui muito fã, mas aceito que era necessário para
dar continuidade, e também Eddard e Rob são meus personagens preferidos de
todos os livros que já li. Agora um ponto extremamente positivo
é o crescimento
de Catelyn, que em vez de se tornar uma mulher amargurada, triste e indefesa,
se torna amargurada, triste e vingativa.
Já Jon Snow, continua sem evoluir sua
mentalidade até o fim do livro, sendo que nos últimos capítulos se torna uma
peça indispensável para o livro, e começa a crescer como personagem. Se tornando
um personagem que eu comecei a gostar agora.
Ao contrario de Jon,
Arya cresce tanto, que acaba conquistando qualquer leitor, e junto com ela vem
o personagem extremamente interessante Jaqen H'ghar, um homem sem rosto de
Bravos. E os dois juntos formam uma dupla muito boa, e uma das minhas partes preferidas
dos livros é onde Arya mostra sua inteligência contra H'ghar.
Sansa agora passa de
uma garota que tinha tudo, para uma menina extremante sofredora, e acho que é
isso que faz o Cão de Caça se aproximar dela, mas sem demostrar intenções
maliciosas, parece que ele se identifica com ela. E bem Joffrey se torna um ser
merecedor de todo ódio do mundo, e por isso devemos parabenizar Martin por sua
concepção.
Já o nome Fúria dos
Reis vem da seguinte coisa, temos um rei no norte, temos, dois Baratheon
lutando pelo trono, sendo que um é o rei legitimo, e temos Joffrey, que na
verdade não é nada, já que quem manda no reino mesmo é Tyrion como mão do rei e
Cersei, como mãe do Rei.
E bem dou certo
credito para o novo personagem Davos Seaworth, que se mostra um verdadeiro
homem leal ao rei Stannis, sendo que esse é o rei legitimo, visto que Joffrey é
fruto do incesto de Cersei e Jaime.
E vendo o livro como
um todo, eu daria nota mil, já que é um dos melhores da fantasia, e logo vou
começar a leitura do próximo livro.

Nenhum comentário:
Postar um comentário